• Renascidos em Pentecostes

Férias escolares em tempo de pandemia: O que fazer com a criançada?

Janeiro chegou e, com ele, uma época muito esperada pelas crianças, o período de férias. Mas então, em tempos de pandemia, com os cuidados e protocolos de segurança mais acirrados por conta deuma nova onda da Covid 19 ou nova cepa (nova variante da Covid 19) o que fazer com a criançada nas férias?

Sabemos que estamos em quarentena há quase 10 meses (e as crianças dentro de suas casas). Diante desse contexto, o que fazer para entreter os pequenos e evitar que fiquem muito tempo presos às telas?

Minha primeira sugestão é uma conversa sobre como serão as férias explicando os motivos já bem sabidos pelas crianças. Sendo assim, montem um plano de atividades a serem realizadas durante as férias.

Nesse período, muitas famílias já se organizaram para as viagens de férias. No entanto, vale lembrar que é importante manter as medidas de segurança e higienização é tarefa numero 1 durante o período de viagem. Continuem mantendo o distanciamento, usando a máscara e fazendo a limpeza das mãos constantemente.

Aos que permanecerão na cidade, que tal um tour por nossa capital? Brasília tem lugares ao ar livre, monumentos a serem visitados que poderão ser uma ótima alternativa para passar o tempo de férias. Montem um roteiro de visitação (não precisa conhecer Brasília num único dia). Tirem fotos para lembrar que férias também é curtir e conhecer nossa cidade.

Aproveitem os dias de sol de verão e façam passeios aos parques da cidade. Munidos de água,protetor solar e animação, levem as crianças para tomar sol, correrem, andarem de bicicleta ou patins, sentirem a brisa no rosto, suarem um pouco, fazerem exercícios e, se possível, caso não haja aglomeração, respirem o ar puro sem a máscara.Ah! Que tal um piquenique no parque? Mais uma dica!

Programem sessões de cinema em casa a custo praticamente zero! Escolham filmes recém-lançados que se encontram em plataformas digitais. Preparem a pipoca e curtam o momento em família. Têm excelentes filmes religiosos e apropriados para crianças. Mais um momento de evangelizar a família.

Proponham um momento culinário. Descubram o prazer de fazerem juntos algum prato que a família gosta. Ótimo momento para desfrutar da alegria em estarem juntos. A meninada curte cozinhar com os pais e depois falar: ”Eu quem ajudei ou fiz a comida hoje!”

Separem um tempo para a leitura. O exemplo dos pais é copiado pelos filhos. Pais leitores, bem como pais orantes são seguidos pelos filhos. Separem livros com histórias a serem lidas um pouco a cada dia. A leitura da Bíblia para crianças é uma ótima oportunidade de aprender sobre a vida de Cristo. Estimulem o debate da parte da história lida e o que deixou de lição.

Aproveitem para reciclar e reaproveitar os brinquedos e roupas que não mais servem ou que não interessam às crianças e estimulem a doação e a caridade. Com segurança, e previamente agendada, façam uma visita a uma instituição para entrega das doações.

E não se esqueçam de estipular um tempo para usos de eletrônicos, principalmente com os adolescentes. Muito importante definir um horáriopara não exceder e abusar das tecnologias.

E mais uma vez em tempo de pandemia, cabe-nos mais uma vez reinventar, brotar a criatividade e não deixar o tédio tomar conta das crianças e de nós mesmos. Tenhamos a fé que tudo passará! E tenhamos a certeza de que a criançada terá muitas novidades a serem compartilhadas presencialmente, quando for o caso, ou nas redes sociais. Boas férias!

Karla Regina Martins Moreira, professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, formada em Pedagogia – Séries Iniciais pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade CENSUPEG em Santa Catarina, serva na Pastoral da MESCE da Paróquia São Pedro).

111 views0 comments

Recent Posts

See All
Siga no Twitter
Assista no Youtube
Curta no Facebook

Por RK Estrategia Digital © renascidosempentecostes.com.br 2009-2020 Renascidos em Pentecostes - Todos os direitos reservados 

FUNDAÇÃO SÃO PEDRO CNPJ: 10.905.580/0001-10 - QSD 25 ÁREA ESPECIAL - TAGUATINGA SUL- DF

Produtos comprado no portal são entregues em até 8 dias úteis